2004


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

ABRIL


Sábado, 03 de abril de 2004

A ACPO realizou reuniões com autoridades e protocolizou 
documentos em Brasília-DF entre os dias 31/03/2004 e 02/04/2004

31/03/2004

01- Reunião na Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA), sobre o banimento da substâncias química tóxica organoclorada denominada percloroetileno (tetracloroetileno - C2Cl4), utilizado largamente em lavanderias para lavagem a seco e que põe em risco o meio ambiente, a saúde pública e ocupacional. Clique a seguir para ver a minuta da resolução apresentada pela Agência, onde a data para eliminação final do agente altamente tóxico, cancerígeno e interferente hormonal em lavanderias foi contestada pela ACPO, entendendo ser um prazo muito longo. /  pág._01 - pág._02)
02- Protocolizado documento sobre a doação sangue contaminado por substâncias químicas persistentes na ANVISA (foi pedido de informação sobre o trâmite)
03- Visita no Conselho Federal de Medicina (verificação de situação de recurso impetrado pela ACPO, documento em apreciação do relator)
04- Visita à Procuradoria Geral da Republica - (verificação sobre trâmite da Representação de ADIN contra a lei 9976/00 que perpetua as poluidoras células de mercúrio na fabricação de cloro-soda)

01/04/2004

05- Reunião no COSAT - Coordenação de Saúde do Trabalhador (esclarecimentos e petição sobre a idealização de um protocolo de pesquisa, para entre outras coisas, viabilizar a análise sobre o estado atual da saúde dos trabalhadores contaminados por organoclorados na empresa Rhodia em Cubatão. Também foi pedido o apoio do Ministério para retomada do trabalho sobre câncer na Baixada Santista de autoria Dra. Marcília Medrado - USP paralisado por falta de verba).
06- Protocolizado documento no Ministério do Meio Ambiente (MMA) - sobre transferência de resíduos tóxicos entre Estados da Federação (petição buscando prestar esclarecimentos e solicitando solução da questão e de forma geral)
07- Protocolizado documento no MMA - sobre a regulamentação da famigerada Lei 9976/00 (pedido de informação sobre o trâmite da regulamentação, e posicionamento sobre a questão)
08- Reunião com FUNASA (esclarecimentos e petição sobre aspectos da saúde da população exposta aos organoclorados pela Rhodia na Baixada Santista. entre outras solicitações, foi pedido o apoio para retomada do trabalho sobre câncer na Baixada Santista de autoria Dra. Marcília Medrado - USP paralisado por falta de verba). O Dr. Guilherme Franco Netto, apresentou o programa que está em fase de conclusão que orientará a Secretaria de Vigilância em Saúde nas questões de áreas contaminadas e substâncias químicas.

02/04/2004

09- Protocolizado documento com pedido de informações sobre a substância utilizada em hospitais para esterilização a frio denominada Glutaraldeido na ANVISA (pedido de informação sobre o trâmite de ofício anterior, que ficou sem resposta)
10- Processo Ministério do Trabalho (pedido de informação sobre o trâmite do Recurso impetrado pela empresa Rhodia Brasil Ltda ao Ministério do Trabalho, que inviabiliza até o momento o total cumprimento do TAC 249/93 e segurança de trabalhadores com restrições médicas)
11- Visita ao Gabinete Deputado Federal Luciano Zica
12- Protocolizado documento no MMA - sobre CNMA (pedido de informação sobre o trâmite finais da Conferência Nacional do Meio Ambiente)


Segunda-feira, 05 de abril de 2004

Reunião na DRT/SP discute sobre a saúde ocupacional
e as condições do ambiente de trabalho na empresa
APLIQUIM em Paulínia

Ministério do Trabalho realiza reunião com CETESB e ACPO para discutir alguns aspectos levantados pela DRT/SP que deu origem a um processo administrativo onde figura a empresa APLIQUIM. A CETESB colocou os procedimentos que estão sendo adotados pelo órgão e o levantamento ambiental em fase final. Após discutido os aspectos gerais encontrados no ambiente laboral daquela empresa, e outros legais institucionais, ficou estabelecido que será realizado uma nova reunião.

A empresa em questão recorreu do Termo de Notificação aplicado pela DRT/SP em 12 de fevereiro de 2004, que exigia providências quando a manutenção geral do lugar e aspectos relacionados a saúde ocupacional. 


Terça-feira, 06 de abril de 2004

ADIÇÃO DE CLORO NA ÁGUA POTÁVEL 
PODE ESTAR COLOCANDO A VIDA DE FETOS EM RISCO
 

Reuters     
05/04/2004  

Resumo e adaptação  

A água de torneira contém níveis altos de subprodutos de cloração, particularmente uma combinação denominada "THMs" ou trihalometanos. Segundo o relatório de investigadores canadenses, há um aumento do risco de crianças nascerem mortas pelo fato de suas mães estarem expostas à estas substâncias tóxicas ao consumir da água de torneira.   O risco da natimortalidade não está bem claro, porque o risco não aumentou com níveis maiores da substância. Por outro lado, os novos resultados vão ao encontro de vários relatórios que relacionaram exposição de THM com nascimento de crianças mortas, inclusive um outro estudo realizado pelo mesmo grupo de pesquisa e publicado em 1999. 

Dr. Linda Dodds, de Universidade de Dalhousie em Halifax, Nova a Escócia, e seus colegas entrevistaram 112 mulheres que tiveram  partos de crianças mortas e 398 "controles" que tiveram parto de bebês vivos, e analisou amostras de água obtidas das casas destas mulheres. 

Os resultados dos investigadores foram publicados em março  no "assunto de Epidemiologia". Na casas com água de torneira que continha níveis de THM de pelo menos 80 microgramas por litro, as mulheres tinham a probabilidade de ter até 2.2 vezes mais chances de conceber um bebê morto, que as mulheres não expostas ao THM. 


 
Quarta-feira, 21 de abril de 2004
 

GOVERNOS E CIDADÃOS CONCLAMADOS A AVANÇAR EM DIREÇÃO 
A META DA PRODUÇÃO LIMPA, DO PROGRAMA DE LIXO ZERO 
E RECHAÇAR A TECNOLOGIA OBSOLETA DE INCINERAÇÃO  

MOVIMENTO ECO-SOCIALISTA

No dia 21 de abril de 2004, ocupando as dependências do SESC de Santos, ocorreu um pequeno Seminário para apresentação do Movimento Eco-Socialista Caiçara, houveram várias e importantes discussões em torno da construção do Manifesto Eco-Socialista que deverá ser oficializado em breve. O debate ocupou grande parte do evento, o que reduziu o tempo para os outros pontos de pauta aprovado no início dos debates. 

Foi pautado e apresentado rapidamente o documento "Queimando Recursos  - As armadilhas econômicas da incineração em oposição à Produção Limpa e uma política de LIXO ZERO". Foi sugerido que se realizasse um Seminário para aprofundar as propostas do documento apresentado pelo GAIA- Global Alliance Anti-Incinerator. Neste caso haveria a necessidade de agregar outras entidades, sobretudo que trabalham com: coleta seletiva - reciclagem do lixo - compostagem - comércio de material usado - políticas para mudança dos padrões de produção e hábitos de consumo, entre outras..

Foi também rapidamente colocado a proposta da formação da Rede do Movimento Ambientalista Caiçara da Baixada Santista, e a construção da plataforma já em adiantada fase. Foi também apresentado uma proposta desta futura Rede estar agregando a plataforma do GAIA em suas atividades, inclusive patrocinando ações em conjunto.

O documento denominado“ Queimando Recursos - As armadilhas econômicas da incineração em oposição à Produção Limpa e uma política de LIXO ZERO” - foi lançado hoje pela Aliança Global para Alternativas à Incineração (GAIA) em várias partes do mundo e propõe firmemente que as autoridades redirecionem os milhões de dólares que são desperdiçados com investimentos em incineradores para adoção em uma política sustentável de LIXO ZERO.

Clique aqui para ler mais

Quinta-feira, 22 de abril de 2004

COMISSÃO TÉCNICA DE ESTUDOS  PARA AÇÕES INTEGRADAS
" SUS" NA BAIXADA SANTISTA

Dia 14 de abril de 2004, ocorreu a primeira reunião da Comissão Técnica de Estudos para Ações Integradas SUS no campo Ambiental na Região Metropolitana da Baixada Santista. A comissão terá a incumbência para de forma integrada, definir e propor ações de controle e prevenção da exposição de populações e indivíduos aos agentes perigosos a saúde que estão presentes no meio ambiente.

O Diretor da DIR XIX, apresentou o conteúdo e os objetivos da Portaria N.º 1 - DIR XIX-RMBS de 28 de janeiro de 2004, e que deverá também estar se relacionando com a Agência Estadual de Doenças que está sendo criada pelo Governo do Estado.

Nesta primeira reunião, foi discutido preliminarmente questões relacionadas ao mandato dos participantes; de ordem política em face da gravidade dos problemas que envolvem a questão da poluição e a contaminação química na Baixada Santista; limites legais e de atuação da Comissão, entre outros assuntos importantes para qualificação do Órgão recém criado.

Foi dado uma importante sugestão por um dos membros da Comissão para criação de um Fórum Popular, de modo que a Comissão possa de forma clara e objetiva prestar contas a população. A próxima reunião está marcada para o dia 13 de maio de 2004, para tratar do regimento interno.


Quarta-feira, 28 de abril de 2004

MOVIMENTO 28 DE ABRIL

Dia 27 de abril às 19 horas foi realizado nas dependências do SESC - Santos, uma homenagem ao Dia Internacional às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, patrocinado pela FUNDACENTRO - Santos. o evento contou com o apoio de representantes da própria Fundacentro, Centrais Sindicais, SESC, Conselho Sindical da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Sub-DRT, Previdência Social, Comunidades de Áreas Contaminadas, Sinduscon entre outros importantes atores. 

Foi dado a palavra a cada um dos membros convidados que compuseram mesa, onde destacamos a exposição da Dra. Adalis - representante da Previdência Social; da ACPO, em memória dos que partiram e luta pela vida e distribuição do boletim do MOVIMENTO 28 DE ABRIL n.º 2 ano 2 - 2004; Em seguida a exposição sobre a FUDACENTRO suas atribuições e desafios apresentada pelo Dr. Antonio Roberto Lambertucci – Diretor Executivo Nacional da Fundacentro, encerrando o evento às 22 horas.

Hoje dia 28, várias entidades ligadas a militância em saúde do trabalhador, realizam uma ato público em memória as vítimas do trabalho na escadaria do Teatro Municipal da praça Ramos de Azevedo. O evento deverá seguir até a parte tarde com várias apresentações e manifestações dos presentes, um boletim do MOVIMENTO 28 DE ABRIL - n.º 2 ano 2 - 2004, será entregue a população explicando sobre o Dia em Homenagem às Vítimas do Trabalho e suas reivindicações.


Quarta-feira, 28 de abril de 2004

Comissão de Meio Ambiente da OAB

A Convite dos Coordenadores da Comissão de Meio Ambiente da OAB - Santos, membros da ACPO apresentam para o debate os problemas da contaminação ambiental e a intoxicação humana na Baixada Santista e sobre a transferência de lixo tóxico entre Estados da Federação, com ênfase na transferência de resíduos entre os municípios de São Vicente/SP e Camaçari no Estado da Bahia.