2004


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

DEZEMBRO


Sexta-feira, 03 de dezembro de 2004


POLUIÇÃO INDUSTRIAL CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL E INTOXICAÇÃO HUMANA NO MUNDO PRODUZINDO VÍTIMAS, INJUSTIÇA AMBIENTAL 

BHOPAL 20 ANOS - RELEMBRAR AS CAUSAS, MAS CORRIGIR O RUMO 

Bhopal, Índia - 03 de dezembro de 1984: 

40 toneladas de gases letais contendo isocianato de metila vazaram da fábrica de agrotóxicos. Três dias após o desastre cerca de 8 mil pessoas já tinham morrido devido à exposição direta aos gases. É considerado o maior desastre químico da história. 

Infelizmente, a noite do desastre foi apenas o início de uma longa tragédia, cujos efeitos se estendem até hoje. A Union Carbide, dona da fábrica de agrotóxicos na época do vazamento dos gases, abandonou a área, deixando para trás uma grande quantidade de venenos perigosos. A empresa tentou se livrar da responsabilidade pelas mortes provocadas pelo desastre, pagando ao governo da Índia uma indenização irrisória face a gravidade da contaminação. Hoje, bem mais de 150.000 sobreviventes com doenças crônicas ainda necessitam de cuidados médicos, e uma segunda geração de crianças continua a sofrer os efeitos da herança tóxica deixada pela indústria. (*GP) 

RELEMBRAR AS CAUSAS SIM, MAS DEVEMOS CORRIGIR O RUMO - A INDÚSTRIA QUÍMICA TÊM SE REVELADO PRODUTORA DE POLUIÇÃO CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL E INTOXICAÇÃO HUMANA, SÍMBOLOS MÁXIMOS DA INJUSTIÇA AMBIENTAL. É PRECISO RESGATAR A DIGNIDADE DOS ATINGIDOS, EVITAR O AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO JÁ CAÓTICA EM ÂMBITO GLOBAL E CONSTRUIR UM AMBIENTE FAVORÁVEL QUE POSSA GARANTIR O BEM ESTAR TAMBÉM DAS FUTURAS GERAÇÕES. 

Para contato: Madhumita Dutta: mdutta@vsnl.net ; c/c: nity68@vsnl.com


PARTICIPE DA CAMPANHA INTERNACIONAL POR JUSTIÇA EM BHOPAL 


PETIÇÃO ON-LINE PARA DOW QUÍMICA 

Vinte anos se passaram desde o grave acidente, desde então o povo de Bhopal espera por justiça, pela própria compensação do simples direito e liberdade para viver sem medo de ser envenenado por beber a sua própria água. 

Solicitamos seu apóio na luta por Justiça Ambiental, acessando e assinando a PETIÇÃO em: http://www.petitiononline.com/bhopal/ (em inglês) 

Para mais informações:
      http://www.bhopal.net/ 
      http://www.bhopal.net/gda2004.html 
      http://www.greenpeace.org.br/bhopal (*GP) 


Segunda-feira, 06 de dezembro de 2004

ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL

FORTALECER AS LUTAS POR JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTAL NO BRASIL

Entre os dias 25 e 27 de novembro de 2004 representaram um avanço nas lutas por justiça na sociedade brasileira. O primeiro encontro nacional da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) levou mais de cem pessoas ao Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro, para fortalecer a crítica ao modelo insustentável de desenvolvimento do agronegócio, do mercado mundial e dos grandes interesses econômicos. O saldo é uma RBJA renovada, fortalecida pela participação e comprometimento de dezenas de organizações que se identificam com a Justiça Ambiental para dar conta de suas diferentes lutas locais. A ACPO e membros da Rede Eco-socialista Caiçara da Baixada Santista participaram do Evento. 

Leia mais clicando aqui


Segunda-feira, 06 de dezembro de 2004

MEMBROS DA REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL SE REÚNE COM DIRIGENTES DA  PETROBRÁS

Para discutir sobre a exploração petroleira no Parque Nacional Yassuní, reserva da biosfera no Equador.

Dias após realizar seu primeiro encontro nacional, a Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) conseguiu outra importante vitória, desta vez numa ação internacional. Em reunião com a Petrobrás, a rede obteve a promessa de que a estatal brasileira organizará uma visita ao Parque Nacional Yasuní, no Equador, da qual participarão representantes brasileiros e equatorianos. A visita será importante para mostrar a agressão ao meio ambiente e a povos indígenas que vem sendo praticada por companhias de petróleo no parque equatoriano. No Brasil, a exploração de petróleo em parques nacionais é proibida.

Para ler mais clique aqui


Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Oficina de Vigilância Ambiental em Saúde

O Ministério da Saúde através da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental - CGVAM realizaram entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2004 uma oficina técnica para discutir sobre a estruturação das ações de vigilância ambiental em saúde relacionada às substâncias químicas: AMIANTO, BENZENO, MERCÚRIO, AGROTÓXICOS E CHUMBO, PROPOSTA DE MODELO DE ATUAÇÃO

Houve várias palestras sobre o tema que deram um ampla visão sobre os graves problemas relacionados a Saúde Ambiental em face destas substâncias e que deverão ser enfrentados pela Vigilância Ambiental. Durante o Evento foram formados cinco Grupos de Trabalho, sobre cada uma das substâncias, onde foram construídas e apresentados propostas de diretrizes importantes para tratar do assunto.

Clique aqui para leia como foi o programa


Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

ILEGALIDADE DOS TESTE PSICOLÓGICOS UTILIZADOS NO BRASIL

A ACPO encaminhou ofício para o Dr. Carlos Henrique Martins Lima,  Procurador Federal Titular do 2º Ofício do Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Distrito Federal solicitando atenção para o fato de que entre os exames psicológicos qual o Ministério Público Federal alega estar no rol da ilegalidade, podem estar sendo juntados injustamente alguns testes fundamentais para o diagnóstico precoce de males que podem estar afetando trabalhistas, como por exemplo um denominado NEUROCOMPORTAMENTAL, sobretudo o teste denominado "Weshler Memory Scale - Revised" muito utilizado para diagnosticar problemas psicológicos em trabalhadores que estão sobre o risco da exposição química no local de trabalho, sobretudo aquelas substâncias reconhecidamente neurotóxicas, como por exemplo: o mercúrio e seus compostos, chumbo, solventes organoclorados, compostos organo-halogenados, agrotóxicos, cola de sapateiro e diversos outros agentes químicos afins.

Clique aqui para ler o ofício


Sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

DEPUTADO FEDERAL IVAN VALENTE

A ACPO participou de reunião com o Deputado Federal Ivan Valente, para tratar de assunto ligado a produção de cloro-soda a base de mercúrio no Brasil. O Deputado se comprometeu a realizar alguns encaminhamento sobre o assunto e verificar a possibilidade reapresentar o projeto de banimento das poluidoras células eletrolíticas a base de mercúrio, que se configura como um potente contaminante ambiental, que pode causar severos danos a saúde da biota, afetando a cadeia trófica até atingir os seres humanos. No final o Deputado colocou o seu mandato a disposição para ser o fomentador e canalizador de temas ambientais tais como a política nacional de resíduos sólidos entre outros.


Segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

CONSELHO DE SAÚDE DE SANTOS

Na semana passada membros da ACPO estiveram reunidos com membros do CSS, para discutir sobre a constituição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) no âmbito do Conselho, para avançar na discussão sobre este importante tema na região da Baixada Santista


Dezembro de 2004

REVISTA CIPA

Revista Nº 293   -   ACPO: preocupação com a vida do trabalhador e o meio ambiente