Últimas Notícias

I SEMINÁRIO DE SAÚDE SOCIOAMBIENTAL


I Seminário de Saúde Socioambiental

A equipe do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Socioambiental do Curso de Serviço Social da UNIFESP – Campus Baixada Santista (NEPSSA), tem como proposta, além de sua dinâmica interna que compõe o processo de formação profissional, pensar e promover o debates de questões pertinentes ao universo da temática da Saúde Socioambiental.

Dessa forma, externamos nosso convite a comunidade, profissionais, docentes e discentes para participar do I Seminário de Saúde Socioambiental, – que será realizado no dia 18 de novembro de 2010, das 13:30 às 22:00 horas, no anfiteatro da UNIFESP, localizado na Av. Saldanha da Gama, nº. 89. Ponta da Praia, Santos – São Paulo.

NEPSSA – UNIFESP Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Socioambiental UNIFESP - Baixada Santista

Acesse o FOLDER no anexo ou em:


Acesse o CARTAZ no anexo ou em:


INSCRIÇÕES: http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm (em havendo vagas inscrições no local)

SOMENTE O PETRÓLEO É NOSSO?


O PETRÓLEO É NOSSO, PORÉM, AS DOENÇAS DECORRENTES, OS DANOS AMBIENTAIS E SOCIAIS TAMBÉM!!!



>>>>>>>"Caso Leninha"<<<<<<<

Petrobrás impõem pressão sobre trabalhadora com problemas de saúde que luta pelo seu direito a vida e dignidade:

1 - demitiu a trabalhadora injustamente, e o que tudo indica de maneira ilegal. 2 - cortou toda assistência médica e todos os remédios a que faz uso, que vinha garantido estabilidade do quadro de saúde.

Basta agora aos dirigentes da excelsa empresa explicarem para a opinião pública o que pretende conseguir com esta atitude.

A Petrobrás com a palavra!!!!

Para entender e acompanhar melhor o caso visite o BLOG

http://www.questaodedignidade.blogspot.com

Senhoras e Senhores,

Pedimos a gentileza para que todos visitem o blog sobre o Caso da pressão que sofre a companheira Leninha imposta pela empresa Petrobrás. Verifiquem a situação por qual está passando a nossa digníssima amiga da AEPETRO e assim disparem para quantos forem possível da sua lista de e-mails, pois a divulgação é muito importante para possamos buscar coibir atitudes deste tipo por parte das Empresas contra os trabalhadores. Trabalhador não é material descartável!



>>>>>>>"Caso Baía de Guanabara"<<<<<<<

No dia 18 de Janeiro de 2010, completou 10 anos da maior Catástrofe Ambiental na história do Brasil, dia em que o "Grupo Homens do Mar", organizou um grande Ato com várias Entidades e Lideranças de Pescadores da Baía de Guanabara em frente ao prédio da Petrobrás na Av. Chile, Centro do Rio de Janeiro.

Lá os pescadores reunidos em protestos foram recebidos por Diretores e Gerentes ligados ao Gabinete do Presidente da Petrobrás "Sergio Gabriele"; em reunião ficou acertado a criação de uma mesa de diálogo com os Pescadores e a Petrobrás, assim marcado um próximo encontro para a semana seguinte, onde será dado uma primeira resposta as reivindicações dos pescadores.

Clique aqui para ler mais sobre o caso

http://www.acpo.org.br/ahomar/ahomar_rj.htm

CONFERÊNCIAS DE SAÚDE AMBIENTAL


1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental

Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2009 foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental. Para acompanhar a participação da ACPO e da União das Associações acesse os links abaixo

Trajetória da ACPO nas etapas da Conferência:

http://www.acpo.org.br/saude/cnsa_2009.pdf

Encaminhamentos a serem dados pelos delegados de Santos/SP:

http://www.acpo.org.br/saude/reuniao_delegados_santos.pdf

Presidente de Conselho de Saúde de Santos/SP, no exercício da sua autoridade conferida pelo sistema democrático decide e responde aos Delegados da Conferência de Saúde Ambiental pela cidade de Santos/SP, sem discutir e ouvir em plenária do Conselho.

Para acessar o ofício de 12/01/2010:

http://www.acpo.org.br/saude/oficio_0027_gab_sms.pdf



BoletimInformativo

2008


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro


Filtrar por Campanha:

Todas
Dezembro


Santos, 30 de Dezembro de 2008 (Outros)
BOAS FESTAS

REFLEXÃO


Que todos tenhamos cada vez mais consciência de que a saúde do nosso corpo físico depende da saúde do meio ambiente, pois é dele que retiuramos toda a matéria necessária para sua construção e manutenção...

Que todos cultivemos cada vez mais pensamentos éticos, sadios e respeitosos, pois é no pensamento que se inicia toda obra, e é dele, do pensamento, que dependemos também à manutenção da nossa saúde mental...

É importante reconhecer que o resultado do que somos hoje dependeu da qualidade daquilo que comemos, bebemos e respiramos, mas sobretudo da qualidade daquilo que pensamos.

E FELIZ 2009 PARA TODOS (AS)!!!


Santos, 17 de Dezembro de 2008 (Outros)
A CRISE DA CIVILIZAÇÃO PETROLEIRA NA AMÉRICA LATINA

Entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2008 a ACPO participou do Evento denominado A CRISE DA CIVILIZAÇÃO PETROLEIRA NA AMÉRICA LATINA organizado pela Acción Ecológica e pelo Ativismo Internacional Oilwatch.

O Evento contou com uma programação variada com 3 sessões de amplos debates na parte da tarde entre 14 e 18 horas, dos dias 17, 18 e 19 que trataram dos seguintes temas: 1. O socialismo do século XXI y suas implicações nos movimentos sociais e ambientais; 2. A crise da civilização petroleira e a crise civilizatória; 3. Ecologia e Economia: os limites ecológicos da economia. Na parte da noite havia um debate com especialistas nos temas qual a agenda geral pode ser alcançada no link abaixo.

No dia 20 ecologistas locais e de outros Paises visitaram a região de Aromo, onde se pretende construir o Complexo Refinador e Petroquímico do Pacífico, onde causará um grande impacto ambiental naquela região do Pacifico, onde se localiza o bosque Pacoche, sendo o único bosque que permanece úmido e verde na época de seca. A instalação de complexos industriais naquela região se constitui numa violência inimaginável contra àquela natureza, única.

“Cada ano quando se inicia o inverno na região de Aromo, localizada em Manabí, Equador a umidade que vem do mar e se encontra a Colina Montecristi e se formam as primeiras garoas que vão alimentar as águas subterrâneas áreas do bosque local, denominado Pacoche. Esta é a principal fonte de água de Manta, Santa Ana e Montecristi, locais onde geralmente a água é escassa. Neste fato reside a importancia de se conservar os bosques dessa região”. Lamentavelmente é neste lugar que se planeja o poluidor complexo petroquímico. (para ler mais...)

DOCUMENTOS


Para Acessar o Programa do Evento:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/agenda.pdf


Imagem do Evento:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/a_crise_petroleira.pdf


Para Acessar o Boletim da Acción Ecológica sobre a violênca que a civilização petroleira pretende causar na região de Aromo:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/boletim_aromo.pdf


AROMO IMAGENS
Justiça Amabiental Já!!!


Aromo um Rico e Feliz Modo de Vida:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/aromo_feliz.pdf


Em Aromo na época da estiagem:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/aromo_estiagem.pdf


O Bosque Pacoche, como Mágica da Natureza, um Oásis Permanece durante a estiagem:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/aromo_magico.pdf


Assim como o Bosque Pacoche, outras Riquezas Naturais também estarão Ameaçadas:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/aromo_mais_riquezas.pdf


Exemplo de como um Rico Modo de Vida se transforma na Pobreza da periferia Petroleira:
http://www.acpo.org.br/atual_2008/aromo_p_resultado.pdf


Santos, 13 de Dezembro de 2008 (Outros)
ASSÉDIO MORAL

Membros da ACPO estiveram reunidos com a Dra. Margarida Barreto onde puderam conversar sobre aspectos da questão do assédio moral, ocorrida com uma companheira na Baixada Santista.

Para saber mais sobre o Assédio Moral no Trabalho, viste:
http://www.assediomoral.org


Santos, 12 de Dezembro de 2008 (Outros)
TRABALHO INTERNO E AVALIAÇÃO

Do dia 01 até o dia 12 de dezembro de 2008 os membros da direção da ACPO realizaram trabalhos internos visando tratar dos encaminhamentos e relatórios do Encontro Regional do Mercúrio, ocorrido nos dias 26 e 27 de novembro de 2008. E realizar uma balanço das atividades da Entidade durante o ano de 2008.


Boletim Informativo

Boletim Informativo dos Anos Anteriores:


2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

2000

1999