2003


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

JUNHO
 

Quarta-feira, 07 de junho de 2003

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Encontro discute efeitos do lixo químico

Da Reportagem

Nilson Regalado

Para buscar soluções definitivas para os efeitos do desastre ambiental provocado pela Rhodia na região entre as décadas de 60 e 70, a organização não-governamental (ONG) que reúne vítimas da contaminação e a Câmara de São Vicente promovem hoje, a partir das 9 horas, a audiência pública Caso Rhodia Baixada Santista.

  Ex-funcionários da multinacional francesa alegam que ainda sentem os efeitos da manipulação dos organoclorados e temem que as seqüelas possam estar sendo passadas geneticamente para seus descendentes. A ONG exige a retomada dos exames médicos em todos os moradores das 11 áreas identificadas como antigos lixões da Rhodia.

Leia a reportagem clicando aqui 

No dia 06 trabalhadores da Rhodia realizaram manifestação enfrente a empresa em homenagem aos dez anos de fechamento da empresa Rhodia e antecipando o Dia da Ação Global Anti-Incineração (GDA) que será realizada no dia 14 de julho de 2003 em vários paises do mundo ( http://www.no-burn.org ).


Terça-feira, 10 de junho de 2003

33 PAÍSES RATIFICAM A CONVENÇÃO DOS POPs 

Gana e Bolívia ratificam a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Restam 17 partes para que a Convenção tenha força de lei internacional.

Cynthia Palmer Olsen - WWF


Quarta-feira, 11 de junho de 2003

Mortalidade por câncer na região urbano-industrial da 
Baixada Santista, SP (Brasil)

( http://www.scielosp.org )


Cancer mortality in industrial area of Southeastern region of Brazil

Marcília de A M Faria, José Wilson R de Almeida e Dirce M T Zanetta

Para baixar o o trabalho clique aqui (pdf)


Segunda-feira, 30 de junho de 2003

Nestlé ameaça águas minerais no sul de Minas

As águas minerais da cidade de São Lourenço, uma das mais famosas estâncias hidrominerais do país, no sul de Minas Gerais, estão sendo gravemente ameaçadas pela superexploração. Segundo o grupo Vigilância Permanente das Águas, desde que a Nestlé passou a controlar comercialmente as águas da cidade, ao adquirir a empresa Perrier Vittel, em 1992, mais de 250 mil litros de água passaram a ser retirados diariamente, causando um rebaixamento acentuado dos níveis dos lençóis freáticos e a perda das tradicionais propriedades minerais da água da região. Para combater a perda das propriedades minerais da água, a Nestlé está adicionando sais e adulterando a água vendida.

A cidade de São Lourenço com o apoio do Movimento de Cidadania pelas Águas está combatendo a superexploração e já conseguiu duas audiências públicas contra a Nestlé. Além disso, a Companhia de Águas de São Lourenço (pertencente á Nestlé) está sendo processada pelo Ministério Público de MG, (Processo 637.01.0101.255-6, 2a. Vara Judicial da Comarca de São Lourenço, MG).


Movimento Cidadania Pelas Águas - São Lourenço, MG
Mensagem encaminhada pela Rede de Justiça Ambiental


Segunda-feira, 30 de junho de 2003

CÂMARA DOS DEPUTADOS

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL

A Presidente da Comissão, Deputada Zulaiê Cobra, fez a seguinte designação de relatoria nesta data: 12/06/2003


DESIGNAÇÃO

Ao Deputado Fernando Gabeira

MENSAGEM Nº 190/03 - do Poder Executivo - que "submete à consideração do Congresso Nacional o texto da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, adotado naquela cidade em 22 de maio de 2001."

Leia na íntegra:  http://www.camara.gov.br/Internet/comissao/index/perm/CREDN/Designacoes_12_06_03.html


Segunda-feira, 30 de junho de 2003

Justiça manda Rhodia Brasil Ltda., Usina Química 
de Cubatão, Reintegrar 26 Trabalhadores Doentes

A Exma. Sra. Juíza da 1ª Vara da Comarca de Cubatão Dra. Simone Curado Ferreira Oliveira acatou a petição do Ministério Público do Estado de São Paulo assinado pela Exma. Sra Promotora de Justiça Dra. Liliane Garcia Ferreira, e prolatou sentença que obriga a empresa Rhodia Brasil Ltda., responsável por um dos maiores casos de contaminação ambiental que se tem notícia, a REINTEGRAR 26 trabalhadores com quadro clínico adverso, suspeito de serem advindo da exposição laboral aos agentes tóxicos cancerígenos e mutagênicos e interferente hormonais, fundamentada no Termo de Ajustamento de Conduta N.º 249/93 assinado pelas partes.

ACPO