2002


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

JUNHO


Sábado, 09 de junho de 2002


Oficina

SEGURANÇA QUÍMICA, SAÚDE E AMBIENTE
09 de Junho de 2002, Rio de Janeiro

PERSPECTIVAS PARA A FORMULAÇÃO DE UMA POLÍTICA
NACIONAL DE SEGURANÇA QUÍMICA NO BRASIL

Documento de Referência


No âmbito do Fórum Intergovernamental
de Segurança Química:

A FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz tem buscado estabelecer parcerias com representantes institucionais, lideranças e pessoas com reconhecida vivência e compromisso ético na questão da segurança química, para que pudessem expressar sua visão, expectativa e contribuição, como partes envolvidas na construção de uma política de segurança química para o país. Neste sentido organizou uma Oficina para discussão onde representantes de vários setores da sociedade puderam colaborar com seu conhecimento, e a ACPO teve a honra de participar da Oficina, para com os demais ajudar desenvolver o Documento Referência supramencionado e linkado.

Como resultado da Oficina, pretende-se: 1. Elaborar o documento "Subsídios para formulação de Política Nacional de Segurança Química"; 2. Identificar os principais entraves para a integração intersetorial e interinstitucional entre governo e sociedade (ONG’s, empresas, trabalhadores, etc.); 3. Estimular a continuidade de fóruns de discussão sobre segurança química no Brasil; 4. Discutir a incorporação da temática da segurança química pelas instituições dos setores saúde, trabalho e ambiente e as possíveis estratégias de ação e articulação intra-setorial e intersetorial; 5. Fortalecer a cooperação técnica e estimular novas pautas para conversações entre as instituições governamentais, trabalhadores, entidades de classe e organizações não-governamentais.


Segunda-feira, 17 de junho de 2002


Ação Global Contra Incineração de Resíduos

17 de junho de 2002

A rede GAIA - Global Anti-Incinerator Alliance (Aliança Global Anti-incineração) patrocinou   Ação Global contra Incineração de Resíduos. Houveram manifestações em todo planeta contra esta tecnologia que emite para atmosfera substâncias muitíssimo mais perigosas que aquelas originalmente introduzidas no sistema para destruição. Um movimento que pede tecnologias alternativas mais limpas e que resguarde de fato a saúde ambiental pública e ocupacional.

Global Alliance for  Incinerator Alternatives