2002


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

OUTUBRO


Quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Mangues degradados alimentam aves de Cubatão

Pesquisa mostra que a degradação dos mangues de Cubatão, junto ao porto da Cosipa, favorece diversas espécies de aves. Várias espécies aquáticas hoje têm nos bancos de lodo sua principal área de alimentação. Efeitos da contaminação crônica por poluentes persistentes, no entanto, começam a aparecer nos ovos, que se tornaram mais quebradiços.

http://www.estadao.com.br

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra


Quinta-feira, 03 de outubro de 2002

Ambientalistas Protestam na Assembléia Legislativa 
do Estado contra aprovação das leis 11.041 e 11.217

Ambientalistas do interior da capital e do litoral de São Paulo fizeram ontem um protesto em frente à Assembléia Legislativa de São Paulo contra a lei, aprovada em setembro, que adia o fim das queimadas de cana no Estado até 2031. Às vésperas das eleições, os manifestantes queimaram um facho de cana simbolizando a falta de sensibilidade dos nossos Legisladores com a saúde ambiental, pública e ocupacional.

Uma petição assinada pelos ambientalistas foi protocolizada na Presidência da Mesa Diretora, que além da lei 11.041 sobre as queimadas na lavoura de cana-de-açúcar, versa também sobre a lei 11.217 que autoriza a expansão ou instalação de novas indústrias com potencial poluidor na região da grande São Paulo.

O texto foi uma composição de vários artigos que circularam nas redes ambientalistas, sendo o reconhecimento do valor do movimento ambientalista em nosso País.

Participaram da Manifestação: 

Ação Ecológica  Pau- Brasil - Ribeirão
SODEMAP - Sociedade de Meio Ambiente de Piracicaba
IPAL - Instituto de Proteção Ambiental de Louveira
PROESP - Sociedade Protetora da Diversidade das Espécies - Campinas
Billings eu te Quero Viva
ACPO - Associação de Combate aos POPs
Movimento Reviva Vila Carioca
Boca da Mata
- Cajuru SP
SAT - Serviços Aéreos Terrestres e Proteção Ecológica
SASP - Sociedade Amigos de Sete Praias
Grupo de Preservação dos Mananciais do Eldorado
Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental Planeta Verde - Taguaritinga

Clique aqui e leia também a reportagem do Estadão


Sexta-feira, 04 de outubro de 2002


GMA - AVALIAÇÃO GLOBAL DO MERCÚRIO


Entre os dias 09  e 13 de setembro de 2002 realizou-se a primeira reunião do GMA patrocinada pelo UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para avaliar os problemas  relacionados à poluição e a contaminação que o metal mercúrio vem causando ao meio ambiente, à saúde pública e ocupacional e a necessidade de intervenção na questão. A ACPO, signatária do Ban-Hg-Wg, participou desta reunião com o apoio técnico da Dra. Cecília Zavariz, uma das maiores pesquisadoras no assunto, onde foi representada pela Engenheira Fernanda Giannasi. Nesta reunião, o Grupo de Trabalho revendo o termo de referência chegou a relevantes conclusões que serão levadas para a apreciação do Conselho da UNEP que definirá as medidas que serão adotadas. 

 

O Grupo concluiu que, no seu ponto de vista, havia evidências suficientes de impactos adversos globais significativos para determinar uma ação internacional no sentido de reduzir os riscos para o meio ambiente e para saúde humana. Quanto ao fato de ser importante ter uma compreensão melhor da situação, o Grupo enfatizou que não era necessário ter o consenso ou a evidência completa para que tome as necessárias medidas, os potenciais impactos adversos globais devem ser considerados.

 

O Grupo  concordou também com a adoção de medidas de recomendação sobre os impactos adversos globais do mercúrio em níveis globais, nacionais e regionais. As opções incluem medidas tais como reduzir riscos:  reduzindo ou eliminando a produção e consumo do mercúrio, substituindo por outros produtos e processos, cooperação entre governos, comunicação de risco, avaliação e atividades relacionadas. 

 

Finalmente, o Grupo de Trabalho recomendou também um número de ações imediatas para os grupos altamente vulneráveis (tais como mulheres grávidas), em fornecer a sustentação técnica e financeira aos países com as economias em transição, e dar suporte a pesquisa, monitoração e de levantamento de dados de saúde e aspectos ambientais causados pelo mercúrio e a adoção de alternativas ambientais amigáveis. 

 

O  relatório da avaliação global do mercúrio será submetido ao Conselho do UNEP em fevereiro 2003 para sua consideração, juntamente com as conclusões extraídas pelo Grupo de Trabalho que terá uma base melhor para definir sobre a ação internacional sobre o mercúrio. O relatório da avaliação contribuirá para aumentar à consciência e à compreensão entre aqueles responsáveis pelas decisões  principais relacionadas ao mercúrio e os seus compostos, facilitando desse modo o debate na sessão seguinte do conselho do UNEP.

 

Os Estados Unidos estão muito resistentes a qualquer novidade ou ação severa no sentido de banir este metal tóxico, que a cada dia está mais próximo das populações contaminando também os alimentos. O Brasil segue em sua inércia nestes assuntos e segue ao sabor do vendo sem qualquer intenção de interferir no destino do problema.

 


 

Terça-feira, 15 de outubro de 2002

Convocados pelo Ministério Público Federal a diretores da ACPO, compareceu juntamente com ex-trabalhadores da empresa Carbocloro, para audiência com a Sra. Procuradora Dra. ANA FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA SANDEN, onde prestaram esclarecimentos sobre denúncias referente ao ambiente de trabalho e procedimentos de operação daquela fábrica.


 

Sexta-feira, 25 de outubro de 2002

 

WORKSHOP BUENOS AIRES SOBRE BAT/BET

BAT Melhores Técnicas Disponíveis - BET Melhor Prática Ambiental


A UNEP, através do INC 6 instituiu um Grupo de especialistas para preparar recomendações para a primeira Conferência de Estocolmo das Partes Interessadas (COP1) com diretrizes para estabelecer as Melhores Técnicas Disponíveis (BAT) e Melhor Prática Ambiental (BEP) no sentido de buscar a redução e eliminação dos subprodutos POPs (Poluentes Orgânicos persistentes) conforme estabelecido no Artigo 5 (d) da Convenção de Estocolmo. 

Os Ambientalistas da rede IPEN - International POPs Elimination Network,  acreditam que as diretrizes definidas para as BAT/BEP, será o fator mais importante para buscar  as providencias dentro implementação da Convenção de Estocolmo em relação as DIOXINAS.

Algumas reuniões estão acontecendo ao redor do mundo e entre 21 e 24 de outubro de 2002, aconteceu na Argentina patrocinado pelo UNEP mais um Workshop BAT/BET, a ACPO representando a IPEN com o apoio técnico da Engenheira Karen Suassuna que esteve presente nesta importante reunião apurou:

Clique aqui e leia os rascunhos dos comunicados sobre o Workshop