2001


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

MAIO

Terça-feira,  08 de maio de 2001

No dia 08 de maio de 2001, a ACPO - Associação de Consciência à Prevenção Ocupacional participou do programa Ação e Reação na TV Santa Cecília, onde foram debatidos assuntos relacionados ao banimento dos POPs - Poluentes Orgânicos Persistentes e do Amianto que teve como seu representante no banimento do amianto no Brasil, a Engenheira Fernanda Giannasi. Muitas dúvidas sobre o tema foram tiradas e a avaliação final do programa foi muito positiva.


Quinta-feira, 17 de maio de 2001

As 19:30 horas do dia 17 de maio de 2001, a Engenheira Fernanda Giannasi, partiu para Estocolmo/Suécia, levando na bagagem carta branca para representar a ACPO - Associação de Consciência à Prevenção Ocupacional, e de uma certa forma todas as ONGs brasileiras afins, na Conferência Diplomática para Eliminação dos POPs - Poluentes Orgânicos Persistentes, os químicos mais perigosos sintetizados pelo homem e que colocam em risco o futuro da humanidade.

A viagem foi possível através da Rede Internacional para Eliminação dos POPs, que a ACPO é signatária a IPEN - International POPs Elimination Network e a Physicians for Social Responsibility.


Sexta-feira, 18 de maio de 2001

No dia 18 de maio de 2001, a ACPO também participou de entrevista para Rede Globo de televisão, matéria que iria ao ar no dia 21, com referência a Conferência Diplomática que se realizaria em Estocolmo entre os dias 22 e 23 de maio de 2001.


Segunda-feira, 21 de maio de 2001

ESTADÃO.COM.BR


Vídeo mostra contaminação por POPs no Brasil


São Paulo - Foi lançado hoje, pelo Núcleo de Organizações Não-Governamentais do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), o vídeo “Contaminação por POPs no Brasil”, que retrata os casos mais conhecidos de contaminação por Poluentes Orgânicos Persistentes no país. O documentário, de 20 minutos, deverá ser entregue amanhã aos representantes das delegações presentes na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece entre 22 e 23 de maio, em Estocolmo, Suécia. 

O objetivo do encontro da ONU é assinar a Convenção dos POPs - acordo internacional que visa a eliminação global de uma lista inicial de 12 substâncias químicas altamente tóxicas. O vídeo, que será entregue pela representante da Associação dos Contaminados Profissionalmente por Organoclorados, Fernanda Giannasi, em nome das ONGs brasileiras, destaca os casos de contaminação de trabalhadores e moradores da Baixada Santista, pela Rhodia, do grupo francês Rounê-Poulanc, e de Paulínea, pela anglo-holandesa Shell

A convenção sobre as POPs, aprovada em Johannesburgo por 122 países depois de dois anos de negociações, prevê a eliminação a longo prazo dos 12 produtos, que podem causar câncer: aldrin, endrin, dieldrin (substâncias do caso da Shell), toxafeno, clordano, heptacloro, mirex, DDT, hexaclorobenzeno (caso da Rhodia), PCBs (ascarel, caso da rede ferroviária de Sorocaba), dioxinas e furanos. 

A convenção, que precisa ser aprovada por no mínimo 50 países, deve entrar em vigor em 2004. As ONGs reunidas em encontro paralelo deverão divulgar uma Declaração de Estocolmo, onde pedem, além do banimento dos 12 POPs e da substituição gradual de produtos que possam gerar e liberar dioxinas e outros subprodutos contendo POPs, a promoção de produção mais limpa, através de processos, materiais e atividades que evitem a geração e dispersão de subprodutos tóxicos. 

Segundo Giannasi, a declaração irá recomendar, também, a limpeza e recuperação de locais contaminados e reservas ambientais contendo POPs e outras substâncias tóxicas persistentes, identificar e destruir depósitos de materiais e rejeitos contendo POPs por meios que assegurem sua completa destruição, como por exemplo, com a transformação química. Deverá apoiar, também, o princípio do poluidor-pagador, sob o qual o produtor, empresa exportadora e/ou país exportador é responsável pela limpeza e destruição de depósitos obsoletos de POPs, especialmente nos países em desenvolvimento. 

Maura Campanili 


Quarta-feira, 23 de maio de 2001

Brasil assina o Tratado de Estocolmo
para Eliminação dos POPs!!!

 

Clique aqui e leia o Diário de Estocolmo - Por: Fernanda Giannasi
(Para retornar clique em VOLTAR na barra de botões padrão)

Clique aqui e veja imagens da Conferência em Estocolmo
(Para retornar clique em VOLTAR na barra de botões padrão)

 

Um grande e significativo passo na luta pela 
proteção desta e das futuras gerações...


Quinta-feira, 24 de maio de 2001


Acordo proíbe 12 poluentes tóxicos no mundo

Ministros e funcionários de 90 países, incluindo o Brasil, assinaram ontem em Estocolmo um tratato para banir 12 substâncias químicas conhecidas como poluentes orgânicos persistentes (POPs). "Foi dado o primeiro passo para um ambiente livre de sustâncias tóxicas", disse o ministro alemão do meio ambiente, Juergen Trittin. "Vou pedir a todos os países que assinaram o acordo para ratificá-lo rapidamente."

(Herton Escobar, com Associated Press)

 

Leia esta interessante matéria na integra clicando aqui
(ESTADÃO.COM.BR)