2001


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

DEZEMBRO


Sábado, 01 de dezembro de 2001

 

NOTÍCIAS DE JORNAL

Jornal de Piracicaba

Meio-ambiente

Protesto insiste na saída de Trípoli

Cristina Perroni

Cerca de 100 pessoas fizeram manifesto em frente à SMA, ontem

Uma UTI Móvel deu várias voltas em ruas no entorno do prédio onde funciona a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no Alto de Pinheiros. Ela transportou por mais de 40 minutos um ambientalista vestido de palhaço, todo enfaixado. O protesto é contra a gestão da Secretaria e lançamento da campanha SOS SMA: ajude a salvar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, chamando a atenção da sociedade para o esvaziamento da capacidade da Secretaria de promover a defesa do meio ambiente e para pedir novamente a saída do secretário Ricardo Trípoli.

O manifesto teve a participação de aproximadamente 100 ambientalistas de diversas Organizações Não-Ambientais (ONGs) do Estado de São Paulo, observa o ambientalista e coordenador da entidade Bellings, Eu te quero viva!, Carlos Bocuhy.

O pedido de substituição de Trípoli ao governador Geraldo Alckmin foi encaminhado em forma de agravo, porém, segundo o ambientalista, "não houve nenhuma resposta ou qualquer tipo de manifestação por parte do governador em relação à questão", o que Bocuhy considera "um absurdo". Para ele, está havendo pacto de silêncio entre Trípoli e o governador Alckmin.

O Coletivo de Entidades Ambientalistas com assento no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) decidiu pedir a saída de Trípoli do comando da Secretaria.

As organizações denunciam diversos problemas relacionados à atuação da Sema, destacando-se o esvaziamento do conteúdo técnico do órgão em seus processos decisórios; a concentração de poderes no Gabinete do secretário nas decisões sobre compensações ambientais, modificando procedimentos adotados nas gestões anteriores; mau desempenho na execução do Projeto de Proteção da Mata Atlântica, única fonte de investimentos para as Unidades de Conservação (UCs) de São Paulo; a exclusão da sociedade civil organizada e do Governo do Estado na implementação do macrozoneamento do litoral, favorecendo interesses setoriais de curto prazo e desqualificando o esforço empreendido por gestões anteriores e pela sociedade como um todo, além de o secretário aprovar a instalação de Carioba II, em Americana, antes do parecer final do Consema.

APOIO - Bocuhy afirma que apóiam o agravo contra Trípoli, oficialmente, 123 entidades ambientalistas, mas, segundo ele, existem mais de 150 que, extraoficialmente, já manifestaram apoio. O ambientalista diz que o movimento vai, agora, expandir pelo interior do Estado e Litoral Paulista.


Quinta-feira, 06 de dezembro de 2001


SEGURANÇA QUÍMICA


O Governo Brasileiro vem atuando na área por intermédio da Comissão Coordenadora do Plano de Ação para a Segurança Química - COPASQ, criada pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA. Dia 06 de dezembro de 2001, na sede da FUNDACENTRO em São Paulo aconteceu o I Seminário da COPASQ, onde foram divulgadas os progressos alcançados pelos Coordenadores Técnicos e seus respectivos grupos de trabalhos em cada uma das ações sob sua responsabilidade. ACPO e o Greenpeace, marcaram presença neste seminário e sentiram que as ONGs não estão representadas na Comissão.


Segunda-feira, 10 de dezembro de 2001

 

O Coletivo das Entidades Ambientalistas, decide 
pela retirada da sua bancada do CONSEMA

 

Excelentíssimo Senhor Secretário

 

Tem a presente a finalidade  de informar ao CONSEMA- Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que o Coletivo de Entidades Ambientalistas com cadastro junto ao Consema deliberou, em reunião ordinária realizada em 10 de dezembro de 2001, no Convento de São Francisco, em São Paulo, capital, pela retirada da bancada ambientalistas do Consema, até que o pedido de afastamento do Secretário Ricardo Tripoli, encaminhando em 16 de outubro de 2001, seja atendido pelo Sr. Governador

Solicitamos especial atenção para que essa nota seja lida na reunião plenária do Consema de 12 de Dezembro, dando ao colegiado ciência sobre o fato.

 

Atenciosamente 

 

Carlos A. H. Bocuhy
Representante Ambientalistas do Consema

 


Quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

 

Rhodia decide fechar a Acetow, umas de 
suas unidades químicas de Santo André


A Rhodia anunciou nesta quinta-feira que encerrará as atividades da unidade Acetow de Santo André. A empresa dispensara cerca de 150 trabalhadores, ocorre que tramita pela Curadoria do Meio Ambiente desta cidade um procedimento investigatório sobre a unidade química da Rhodia por contaminação ambiental e seus possíveis efeitos sobre os trabalhadores. Espera-se que esta não seja mais uma manobra da empresa para fugir da sua responsabilidade de caráter ambiental e ocupacional.

Esta é a forma que a empresa tem de desejar um "Feliz Natal" a seus funcionários


A ACPO deseja a todos indistintamente


Um FELIZ NATAL 
&
PRÓSPERO ANO NOVO

Salve 2002