2000


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

AGOSTO


Sexta-feira, 16 de agosto de 2000


No dia 11 de agosto de 2000, membros da ACPO, participaram de manifestação pacífica na XV EMIC - Encontro dos Médicos das Indústrias de Cubatão, que reuniu 45 médicos e peritos do trabalho. As palestras e debates giraram em torno das "controvérsias na interpretação das espirometrias", "controvérsias da nova listagem de doenças ocupacionais" etc.

Na manifestação foi distribuído panfletos aos médicos participantes e outra parte dos panfletos  foi enviada a outros médicos da Baixada Santista, no intuito de mostrar a situação dos trabalhadores dentro do pólo industrial petroquímico de Cubatão, sobretudo os operários de fabricação, e também para servir como um alerta aos médicos da necessidade que estes operários têm, na formação do  nexo causal, tão combatido pelas empresas.

Clique aqui e leia o panfleto distribuído


No mesmo dia e hora, outros membros da ACPO, estavam no Colégio Santa Maria na cidade de São Paulo, participando juntamente com membros do Greenpeace, MST, e outros caros ilustres da nossa sociedade, de um debate sobre política social e meio ambiente com os alunos daquele Colégio.

Segundo os participantes, o debate foi muito bom, ficando sempre visível a necessidade da intervenção de toda sociedade nos assuntos acima, para assim, forçar o governo adotar políticas sociais capazes de garantir uma melhor qualidade de vida ao sofrido povo deste País. Se por um lado estas medidas não refletirem na presente sociedade, por outro com certeza, estaram preparando um mundo melhor para as futuras gerações (nossos filhos).


Terça-feira, 22 de agosto de 2000

 

No dia 17 de agosto de 2000, alunos do Colégio Moderno "Adalberto Souza da Silva" da cidade de Santos, estiveram na ACPO, para realização de entrevista afim de levantar dados para sua pesquisa destinada a realização de trabalho escolar em que foram solicitados, sobre o "caso Rhodia". 


No dia 18 de agosto de 2000, realizou-se na sede, coordenada pela Ilma. Sra. Cecília Cabrita, a pré-conferência de saúde da ACPO, esta antecede a Conferência Municipal de Saúde que se realizará nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Desta pré-conferência aferimos o direito de indicar 5 delegados que estarão expondo e defendendo nossas propostas para área da saúde para o próximo biênio.


Quinta-feira, 31 de agosto de 2000

 

Convocado pelo Conselho Municipal de Saúde, realizou-se entre os dias 25 e 27 de agosto de 2000, a 6ª Conferência Municipal de Saúde. Este grande evento tem por finalidade principal, criar diretrizes, as quais a Secretaria Municipal de Saúde balizará as suas ações.

Para os delegados da ACPO, que acompanharam toda conferência, apresentando e votando as diversas e importantes propostas, apontaram-na como uma grande e poderosa ferramenta a disposição da comunidade, para buscar no poder executivo os meios para moldarmos a saúde pública da nossa cidade aos níveis de competência e humanização que toda população, sobretudo a de baixa renda, necessita.

Abaixo as propostas que receberam atenção mais especial da ACPO, e que foram aprovadas:

* Criação de um fórum permanente para discussões referentes aos Poluentes Orgânicos Persistentes - POPs

* Assegurar a operacionalização do Centro de Controle de Intoxicação - CCI, com atendimento e tratamento ambulatorial, com equipe multiprofissional especializada, incluindo o tratamento neuro-comportamental e exames específicos para os casos de intoxicação química.

* Criar mecanismos de divulgação junto aos trabalhadores e população em geral referente ao trabalho realizado pelo CCI, bem como junto aos serviços de saúde pública, privada e hospitais.

* Realizar levantamento e produzir dados estatísticos dos casos de intoxicação química atendidos na CCI e demais hospitais da região, incluindo estudo de casos e divulgação dos dados em boletim periódico.

* Instituir no calendário oficial do município a Semana de Prevenção a Doenças e Contaminação Químicas do Sangue - 13 a 20 de maio anualmente, realizando-se um trabalho educativo e preventivo, assegurando a divulgação de cartilhas informativas já existentes e adotando protocolo que esclareça sobre as doenças e em especial às que prevalecem sobre a população negra.

* Realização pela SMS, em conjunto com as universidades, de um estudo científico com um grupo/controle de contaminados e não-contaminados por agentes químicos para melhor conhecimento da problemática dos contaminados e expectativa de qualidade de vida, com a devida divulgação dos resultados.

* Reativação do Conselho Regional de Saúde.

* Criação e instalação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

(Oportunamente estaremos divulgando todas propostas que foram aprovadas)

Dos vários e importantes momentos da Conferência, destacamos a palestra do Exmo. Deputado Estadual Roberto Gouveia, quando citou a contramão que SUS Sistema Único de Saúde, caminha em relação ao neoliberalismo. Não fosse esta contra mão, a maioria da população brasileira não teria quase nenhum tipo de atendimento médico gratuito, pois pregam eles que este serviço deve ficar na mão da iniciativa privada. Quantos podem pagar por estes serviços?

À medida que se desenrolarem os trabalhos dentro do Conselho e da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente aqueles relacionados com a saúde do trabalhador, estaremos fazendo uso desse espaço para tecer críticas. Esperamos que sejam sempre construtivas e/ou positivas.


A Exma. Sra. Juíza da 1ª Vara Judicial da Comarca de Cubatão Dra. Simone Curado Ferreira Oliveira, aplicando as diretrizes do item 2.8 do TAC/249/93, determinou esta semana que todos os trabalhadores contaminados transferidos de Cubatão para a cidade de Paulínia, retornem para sua base de origem, e vedou qualquer nova transferência que seja fora da região da grande São Paulo, sob pena de aplicação de multa diária caso haja novas transferências que desrespeitem estes termos.