2000


Janeiro   Fevereiro   Março   Abril   Maio   Junho  
  Julho   Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

OUTUBRO

Terça-feira, 03 de outubro de 2000

 

ENCONTRO LER/DORT

 

No dia 21/09/2000, no auditório do SESI de Santos, a SEVREST Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador de Santos, promoveu o Encontro LER/DORT. 

"Um desafio dos novos tempos para a saúde do trabalhador"

Leia as impressões sobre o evento e os módulos complementares



Prefeitura Municipal de Santos
Estância Balneária
Secretaria Municipal de Saúde

Conselho Municipal de Saúde de Santos - Cidade Saudável


Informamos que a Comissão provisória do Conselho Municipal de Saúde de Santos, divulgou o calendário das reuniões a serem realizadas para discutir e indicar os representantes de cada segmento, que farão parte na nova composição do CMSS, e que abaixo transcrevemos:

Dia 10 de outubro - 3ª feira

- 19:00h - Movimento de Idoso
- 19:45h - Associação de Usuários

Dia 16 de outubro - 2ª feira

- 19:00h - ONGs / Movimentos Populares

Dia 18 de outubro - 4ª feira

- 20:00h - Movimento de Mulheres
- 20:45h - Comissões Locais de Saúde

Dia 19 de outubro - 5ª feira

19:00h - Sindicatos de Trabalhadores (usuários)

Dia 23 de outubro 2ª feira

19:00h - Estudantes
20:00h - Instituições Privadas / Órgãos Formadores / Hospitais Filantrópicos

Dia 24 de outubro - 3ª feira

- 19:00 - Associações / Sindicatos / Conselhos
- 19:45 - Funcionários da Saúde

Dia 31 de outubro - 3ª feira

Plenária de posse dos novos conselheiros e eleição da Secretária Executiva.

 

É solicitado a divulgação deste calendário entre as entidades que compõe cada setor

Todas as reuniões serão realizadas no Auditório da Prodesan, 
à Praça dos Expedicionários N.º 10 Gonzaga - Santos - SP.

 

Comissão Provisória/CMSS


Quinta-feira, 19 de outubro de 2000


Colégio Equipe


No dia 18/10/2000, a ACPO participou  no auditório do SENAI de Cubatão, das atividades do trabalho de campo do Colégio Equipe da cidade de São Paulo, cujo tema era "Trabalho e Saúde". Dividimos o tempo (90') com líderes da comunidade e sindicalistas da Baixada Santista, o que talvez não tenha sido suficiente para abordar todos os aspectos do "caso Rhodia". Mas de modo geral, julgamos que o nível de informação tenha sido satisfatório, já que os outros participantes levaram dados muito importantes sobre suas bases de atuação. Por fim, divulgamos esta Home-Page, para que os alunos pudessem conhecer mais sobre o terrível crime que a empresa Rhodia continua cometendo na Baixada Santista, inclusive a pressão política e jurídica que esta empresa multinacional de origem FRANCESA, vem exercendo sobre os trabalhadores já prejudicados pelos neurotóxicos que esta mesma produziu e expôs seus trabalhadores.


SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE 
EXPOSIÇÃO À SÍLICA

"PREVENÇÃO E CONTROLE"
Curitiba, 06 a 10 de Novembro de 2000

Clique aqui para ter mais informações


Sexta-feira, 27 de outubro de 2000

 

MAIS UMA DERROTA DA RHODIA NA JUSTIÇA 


A ACPO, por intermédio dos seus advogados na área trabalhista, 
Silas de Souza e Janaina Santos Barros,
conseguiram mais 
uma importante vitória na justiça do trabalho contra a Rhodia.

 

O Exmo. Sr. Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Cubatão confirmou julgando procedente o pedido da liminar e determinou a suspensão dos descontos salariais que a empresa RHODIA vinha promovendo ilicitamente nos vencimentos dos trabalhadores contaminados, que voltaram por ordem da justiça de uma transferência irregular que esta empresa havia promovido no início do ano. Abaixo parágrafo final da liminar:

..."Assim sendo, por ilícitos os descontos a título de ajuda custo pagas para transferência e considerando os prejuízos imediáveis e irremediáveis que é razoável presumir que estejam a ocorrer, baseando-me no poder geral de cautela julgo PROCEDENTE a ação, para ordenar que a requerida Rhodia Brasil Ltda. se abstenha de realizar a partir da data da ciência da decisão, os descontos realizados a título de ajuda de custo ("dif.ajuda de custo I")"... 

Até quando a Rhodia agirá de forma truculenta com os trabalhadores 
que ela contaminou, prejudicou, debilitou e infelizmente matou... Sim, pois 
esta truculência atinge até a memória dos que se foram por sua causa...


Curadoria do Meio Ambiente de São Vicente


No dia 27 de setembro de 2000 estivemos protocolizando junto ao promotor de justiça de São Vicente, o Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui, o ofício N.º 27102000, que dentre outras solicitações, destacava a necessidade de uma intervenção legal do MP sobre a facilidade com que o executivo municipal está intervindo nas áreas contaminadas por produtos químicos tóxicos daquela cidade, pois uma estimativa da conta que há ainda, dispersado no meio ambiente da baixada Santista, algo em torno de 11,38 mil toneladas de resíduos tóxicos organoclorados.

O executivo vicentino está tentando transformar parte do terreno contaminado pela Rhodia em um complexo sistema de tratamento de lixo urbano e industrial. Nada contra, não fosse as toneladas de resíduos tóxicos que ainda permanecem naquele local, milhares de toneladas de lençol freático e solo contaminados e trezentas e trinta mil toneladas de resíduos, misturado com areia e pentaclorofenol puro ensacado e estocado em uma estação subdimensionada sobre o solo, tudo sem uma destinação final definida.

Chamamos a atenção também para o aspecto da tecnologia aplicada na recuperação ambiental ser obsoleta, pois esta não reduz o volume final de resíduo, e o fato da expansão populacional naquela área, venha estar pondo em grande risco aquelas pessoas, comparando a situação com um grande laboratório a céu aberto.

O Promotor de Justiça da Curadoria do Meio Ambiente de São Vicente o Dr. Akaoui, se sensibilizou e prometeu averiguar todo o caso. 

Leia o ofício na integra