1999


    Agosto   Setembro   Outubro   Novembro   Dezembro

 

SETEMBRO

"Dia dos Pais"

Mês passado, dia 8 (Domingo), comemorou-se mais um Dia dos Pais. . Algumas pessoas participaram, juntamente com seus familiares (estes de forma inadvertida), de uma "confraternização" na véspera do referido dia (Sábado – 7), EM PLENA FÁBRICA INTERDITADA. Neste dia, as condições meteorológicas (fortes ventos) provocavam grande dispersão de poeira, fator de alto risco num ambiente em "recuperação" como aquele, principalmente para crianças e adolescentes. Fomos obrigados a nos fazer presentes (apesar de não convidados) em ato de protesto contra este artifício de marketing da empresa, que conseguiu arrebanhar alguns poucos funcionários, numa adesão, aliás, bem inferior àquela observada em nossa manifestação (ordeira e sem qualquer tipo de hostilidade, diga-se de passagem), a qual mereceu uma nota – à noite – no Jornal da TV Tribuna.


AVISO IMPORTANTE

(Rhodia vem se negando a custear tratamento, ferindo acordo do processo 249/93)

Estamos fazendo valer o prescrito no Termo de Ajustamento, no tocante ao custeio, por parte da Rhodia, dos medicamentos que os companheiros necessitem para tratamento dos males decorrentes da contaminação. O procedimento que temos adotado é o seguinte: dirigir-se à ACPO portando a receita (devidamente carimbada e assinada pelo seu médico particular), a qual será anexada ao requerimento que será então dirigido ao Ministério Público, solicitando providências em relação ao custeio. Paralelamente, outra cópia será encaminhada à Dra. Rosiléa Mongon (representante dos trabalhadores na Junta Médica, a qual colherá mais informações individualmente com o requerente se necessário) que por sua vez avalizará a solicitação ao MP, uma vez sendo a enfermidade com nexo de causalidade presumido com a contaminação. Alguns companheiros já conseguiram resultados positivos nesta empreitada, mas é necessário determinação na exigência do cumprimento do Termo. Por outro lado, a empresa têm efetuado este custeio a alguns companheiros de maneira informal, quando exigimos que tal fato se faça de forma oficial. No entanto, a aceitação ou não da informalidade (cuja polêmica pode provocar alguns atrasos na concretização do custeio) é prerrogativa individual de cada companheiro. RECOMENDAMOS INSISTIR NA FORMALIZAÇÃO DO CUSTEIO, PARA QUE A MANUTENÇÃO DESTA CONQUISTA SEJA ASSEGURADA.


SEVREST
(Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador)

O primeiro grupo de acompanhamento psicológico junto ao Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador, da Prefeitura Municipal de Santos, concluiu suas atividades e os companheiros que participaram fizeram uma avaliação positiva do evento. A Segunda turma, também denominada "Qualidade de Vida", teve início dia 13 deste mês e se estenderá até 18 de outubro. Companheiros interessados em participar de novos grupos no futuro, devem se informar na ACPO.



Jur
ídico

Todas as sextas-feiras entre 13:00 e 17:00 horas, nosso diretor responsável pelo acompanhamento dos processos jurídicos junto ao Escritório do Dr. Luiz Eduardo Greenhalgh, companheiro Márcio Fernandes, realizará plantão na sede da ACPO com objetivo de dar encaminhamentos e esclarecimentos a respeito destes, uma vez que as assembléias ordinárias de todas as segundas-feiras não podem e não devem restringir suas discussões meramente a estes aspectos.