AUDIÊNCIA NA SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR 116 RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - SERRA DO CAFEZAL - SERRA DO MAR

19 de Agosto de  2004

 



A SOCIEDADE CIVIL propõe ALTERNATIVAS para a duplicação, TECNOLÓGICA E LOCACIONAL e PLEITEIA 7 ITENS de MANUTENÇÃO RODOVIÁRIA de URGÊNCIA na SERRA do CAFEZAL



ATA DA I AUDIÊNCIA DA SOCIEDADE CIVIL JUNTO AO SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, PROFESSOR JOSÉ GOLDEMBERG, SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR 116  RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT- SERRA DO CAFEZAL - SERRA DO MAR - SÃO PAULO 

 

Aos  19 de Agosto de  2004 às 14h00, o  Secretário de Estado do Meio Ambiente Prof. José Goldemberg, recebeu em Audiência em seu Gabinete, sito à Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 Alto  Pinheiros, membros da Sociedade Civil para receber as propostas alternativas à duplicação da  Rodovia Régis Bittencourt - BR116, trecho da Serra do Cafezal -  Serra do MAR - SP. Desta Audiência participaram o próprio Secretário de Estado do Meio Ambiente  Prof. . Goldemberg, J., o   Coordenador do Programa Estadual de Apoio às ONG's, PROAONG/SMA, Sr. Svirsky, E. , que intermediou a realização desta Audiência;  o Coordenador da  Coordenadoria de Licenciamento e de Proteção dos Recursos Naturais,  CPRN/SMA, Eng. Fuzaro, J. e os representantes da Sociedade Civil:  BOCUHY, C.A., Conselheiro do CONSEMA/SP ,  nomeado representante do CEAC/CONSEMA na presente  audiência por deliberação   do COLETIVO DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS COM CADASTRO JUNTO AO CONSEMA, PROAM, CAMPANHA BILLINGS; CASTELO BRANCO, J. - Ex-conselheiro do CONSEMA/SP,  ACPO,  membro  da comissão organizadora da I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE SETORIAL DE ENTIDADES, FÓRUNS, REDES, MOVIMENTOS E ATIVISTAS AMBIENTALISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, membro  da comissão organizadora da I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DA BAIXADA SANTISTA, membro  da comissão organizadora da Reunião de Avaliação e Encaminhamentos Finais da CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE; CELESTINO, T. B. , Ph.D. (Mecânica das Rochas; Orientador: R.E. Goodman), University of California, Berkeley, 1981,  Consultor para um grande número de projetos, destacando-se: BRASMETRÔ, com referência aos túneis do Metrô de Brasília; Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT, com referência ao projeto “ Viabilidade de Túneis Longos Rodoviários para Serra do Mar”, EMURB, São Paulo, para diversos túneis viários na Cidade de São Paulo; Responsável por duas disciplina de pós-graduação em Mecânica das Rochas e Projeto e Construção de Túneis (link nesta versão digital); Gerente de  Engenharia Civil I, Themag Engenharia, São Paulo, Brasil (desde 1990), é hoje o  co-responsável pela  Linha 4  do Metrô ; suas atuais atividades de pesquisas compreendem : Atuação na Linha de Pesquisa de Mecânica das Rochas; Aplicação da mecânica da fratura à mecânica das rochas; desenvolvimento de procedimentos de laboratório para determinação da tenacidade à fratura das rochas; resistência de juntas não-presistentes.;  Projeto de revestimento de túneis utilizando concreto projetado, considerando o comportamento dependente do tempo do maciço e do concreto projetado; recalques durante a construção de túneis em maciços porosos;  Desenvolvimento de método físico para acelerar o ganho de resistência de concreto projetado para fins de suporte de túneis (projeto financiado pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); Investigação sobre os comportamentos reológicos de gipso e anidrita e suas implicações para a construção de túneis (projeto financiado pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Outras Atividades :  Presidente da ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, 1984-1987; Vice-Presidente para a América do Sul da ISRM - International Society for Rock Mechanics, 1988-1991; Presidente do Núcleo Regional de São Paulo da ABMS - Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações, 1988-1990; Invited Lecturer no programa de mestrado em Underground Space Technology oferecido pelo IHE Delft (International Institute for Infrastructural, Hydraulic and Environmental Engineering) em cooperação com a Delft University of Technology, Delft, Holanda, 1999 e 2000,  Presidente do CBT- Comitê Brasileiro de Túneis  autor “ Alternativas de Traçados  Subterrâneos para a Serra do Cafezal”;   Membro dos Comitês Editoriais das revistas: Tunnelling and Underground Space Technology, Elsevier, Space Technology, Elsevier,Oxford; Rock Mechanics and Rock Engineering, Springer-Verlag, Vienna;  Solos & Rochas, ABMS, São Paulo ; Corrêa Pinto,  L.- pedagoga,    Centro de Referência do   Movimento Cidadania pelas Águas, Florestas e Montanhas IGUASSU ITEREÍ e Terræ, membro  da comissões  organizadora  e executiva da   I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO,  membro  da comissão organizadora da  I  PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE SETORIAL DE ENTIDADES, FÓRUNS, REDES, MOVIMENTOS E ATIVISTAS AMBIENTALISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, membro  da comissão organizadora da Reunião de Avaliação e Encaminhamentos Finais da CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, delegada  paulista  junto à CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE; ORTIZ, H. , eng. civil,  sociólogo,   vereador de São Paulo  de 1970 a 1974, deputado estadual de 1975 a 1978, deputado federal  de 1978 a 1986,    pres. do  Sindicato dos Engenheiros de 1970 a 1973,  pres. do Instituto  de Engenharia,  atual   Conselheiro do  Instituto  de Engenharia, Secretário  de Estado dos Transportes do Governo Franco Montoro ,  autor das “Colaborações  Técnicas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9  referentes. à Serra do Cafezal”, ABEPOLAR; PIZELLI, M. G. – advogada ambientalista,  vice-presidenta do subcomitê Alto Tietê Pinheiros/Pirapora,  Coordenadora da CT de infra-estrutura do Conselho Gestor da APA da Várzea do Rio Tietê,  revisora da parte legal e institucional do Plano Diretor de Macrodrenagem da Região Metropolitana de São Paulo, membro  da comissão organizadora da I PRÉ-CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO; laureada por relevantes serviços prestados ao meio ambiente pela Ordem dos Advogados do Brasil/SP (Comissão do Meio Ambiente) e agraciada com a medalha “Cinqüentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo”, OAB; TOLEDO Y. – pedagoga,  OSCIP SOS MANANCIAL,  Delegada/ Sociedade Civil pelas  ONGs do Brasil na Cúpula Mundial  em  Johannesburgo, África do Sul,  - autora  e fomentadora da  PETIÇÃO DE JOANESBURGO  em prol  do ESTUDO DAS ALTERNATIVAS SUGERIDAS PELA COMUNIDADE,  empenhada,  em construir um futuro sustentável e em salvar o MANANCIAL DO CAÇADOR no BIOMA MATA ATLÂNTICA e Iterei/SP ‘,  co-autora das “Recomendações Finais da Coligação Pró-Manancial do Caçador e Itereí as quais  entregou ao Ministro do Meio Ambiente 2002 na Rio+10”,  conselheira do Conselho Gestor da APA da Várzea do Rio Tietê  membro de 3 subcomitês do  Alto Tietê, conselheira do CONESAN/Biênio: 2003/2004;   WILKER, M.  economista, Conselheiro do CONSEMA/SP , nomeado representante   do CEAC/CONSEMA na presente  audiência por deliberação do COLETIVO DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS COM CADASTRO JUNTO AO CONSEMA, SESBRA. Justificaram ausência HORTA, E.- IPT;  Lino, C. F.  CNRBMA e MANTOVANI, M.C, - SOS MATA Atlântica, BID. Foram entregues ao Secretário - de Estado do Meio Ambiente Prof.  José Goldemberg  estes documentos:  1)  APRESENTAÇÃO DOS OITO  PARA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE JOSE GOLDEMBERG sobre a SERRA DO CAFEZAL de 19.08.04, (0,292MB) -DOCUMENTO INTEGRANTE e Essencial parA o  ENTENDIMENTO DESTA ATA; 2) 2003 - Colaboração técnica 9 , de ORTIZ - Ref.:  Reunião com  a Coordenadoria de Meio  Ambiente do  DENIT/ Brasília sobre e a FACTIBILIDADE de uma ALTERNATIVA NÃO DETALHADA e QUE SERÁ MAIS ECONÔMICA, MAIS RACIONAL e MENOS DEGRADANTE PARA a SERRA DO CAFEZAL BR-116-- lotes 18 e 19- Miracatu, São Paulo PARA O PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA CAPACIDADE RODOVIÁRIA ENTRE SÃO PAULO – CURITIBA – FLORIANÓPOLIS  (0,965MB); 3) 2003 - Deliberações  da Conferência Nacional do Meio Ambiente,  publicação do MMA ( pgs.  39 a 41); 4) 1998 - TRAÇADOS ALTERNATIVOS PARA A BR-116 NA SERRA DO CAFEZAL , Argemiro Ferreira- pres. CBT; 5) 1999 - A Opção Túnel para a Transposição do Trecho Crítico da Serra do Cafezal, A. P. Assis, Phd,   publicado UNB  (link nesta versão digital); 6) 1999 - BR 116, SERRA DO CAFEZAL- ALTERNATIVA EM TÚNEIS, contribuição de interesse público, à comunidade, Prof. Eng. André Assis Presidente  CBT, Eng. Argimiro Alvarez Ferreira - Conselheiro. Eng. Tarcisio Celestino- Conselheiro, Geól Hugo Rocha-, Membro-Titular  (link nesta versão digital); 7) 2004 - Comunicado /Convite  Terræ e  PROAONG    “.O Secretário  de Estado do Meio Ambiente  disponibiliza-se à oitiva das reinvidicações da sociedade civil  e a  intermediar  aos tomadores de  decisão,   a propositura destas soluções ,   visando agilizar  a duplicação da  Serra do Cafezal, Rodovia Régis Bittencourt,   via de grande importância local e  nacional , através de uma solução  menos degradante ao meio ambiente “; 8) Dossiê Serra do Cafezal; 9) 15.08.2004 -   DELIBERAÇões  do  COLETIVO DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS COM CADASTRO JUNTO AO CONSEMA DIRIGIDAS AO   Secretário  de ESTADO DO MEIO AMBIENTE  José goldemberg sobrE A serra docafezal “ Movimento Ambientalista Paulista  apresenta soluções ambientalmente corretas para duplicação da Régis Bittencourt no trecho da Serra do Cafezal,  co-assinada pelos representantes ambientalistas no Consema em nome do CEAC : Carlos Bocuhy, Roberto Francine Jr;  H.  Marzagão; Paulo Figueiredo; Mauro Wilker; 10)  2002. "Conjunto de ações do Coletivo das Entidades Ambientalistas cadastradas junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA/SP, referentes ao Licenciamento Ambiental da SERRA do Cafezal, duplicação da Br 116, nos municípios de Juquitiba e Miracatu - São Paulo, em prol de ITEREÍ e do MANANCIAL DO CAÇADOR para  conhecimento de Dra. Inês Virgínia Prado Soares, Procuradora da República em São Paulo, 18 Dezembro 2002 "  (Protocolo MPF/PR/SAOPAULO/SCA 2002.006078 - 76 páginas) "  que culminou com a Ação Civil Pública,  Principal de Ação Cautelar Preparatória nº 2002.61.00.029895-3. proposta por Dra. Inês Virgínia Prado Soares, Procuradora da República em São Paulo aos  19 de agosto de 2003” CEAC. A reunião propriamente dita foi iniciada por  Svirsky, E., PROAONG/SMA relatando ter tomado  a iniciativa de  agendar  junto ao Secretário José Goldemberg  a presente, posto que  quando da entrega  no FUNDACENTRO  em  S. Paulo pelo IBAMA do CADERNO de DELIBERAÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL  DO MEIO AMBIENTE, ocasião em que ele e  a Prof. Léa representavam na Abertura da Sessão, respectivamente  esta Secretaria, e o Coletivo da CNMA de  ONGs Paulistas, numa conversação com  ambientalistas entre  eles,   Castelo Branco, J.  (ACPO),  aqui presente,  propôs  esta  oitiva  visando ficar claro  junto a esta  Secretaria  do Meio Ambiente e o público em geral que  Léa Corrêa Pinto e as   ONGs   não são contra a duplicação de forma  sustentável e que inclusive apresentam   mais de uma alternativa sustentável., conforme exporão a seguir. e  já expressaram em Moções  da Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente  do Estado de São Paulo - (APROVADAS)  - propostas pelo Coletivo da Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente Setorial de Entidades, Fóruns, Redes, Movimentos e Ativistas Ambientalistas do Estado de São Paulo - PRECONEA- (Memorial América Latina , 5 setEMBRO 2003-   veja link nesta versão digital). O    Sr.  Secretário de Estado do Meio Ambiente Prof. José Goldemberg , deu a palavra aos 8 representantes presentes da Sociedade Civil, que explanaram e responderam sobre  este tema e pleito:  “aceleração duplicação da  Rodovia Régis Bittencourt,  via de grande importância local e  nacional , em prol de uma solução  menos degradante ao meio ambiente  para a SERRA do CAFEZAL /Serra do Mar, assim como, desde já  a  manutenção  adequada  deste trecho da rodovia , visando segurança do transporte de carga e passageiros” .   Os  8 representantes presentes da sociedade civil informaram  que  o Momento atual É  Propício para uma intervençao adminsitrativa,  pois  juridicamente  pende  uma Ação  Civil Pública,  segundo informe do Ministério dos Transportes "a duplicação da Serra do Cafezal não está incluída no projeto de duplicação, pois a transposição deve ser feita após  à  CONCESSÃO,   do trecho, prevista no contrato de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Japan Bank for Internacional Cooperation (JBIC)", além dos fatos novos advindos da  DELIBERAÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL  DO MEIO AMBIENTE, para a área de  Infra-estrutura e Transportes, que referendam os pleitos anteriores do movimento em prol das alternativas de duplicação sustentáveisl para a Serra do Cafezal/Manancial do Caçador.  Destacamos as seguintes falações de BOCUHY, C.A. “que o Sr. Secretário insistisse no reexame do Licenciamento da Serra do Cafezal junto  ao CONSEMA/SP”, de  ORTIZ, H.  “ esta celeuma que se prolonga há quase uma década deve-se à intransigência do DNER/DNIT  que cria óbices para não cumprir as exigências da Procuradoria da República,  de realizar um confronto  técnico das soluções alternativas para este trecho de 5 km dos 27 km da Serra”, de CELESTINO, T. B “ entre as soluções viáveis e atuais, os novos critério de estrada de São Paulo,  prevêem o máximo de preservação  das  águas  e florestas (link nesta versão digital);  exemplificados  com os critérios adotados na Nova IMIGRANTES,  com a aplicação  de  túneis longos (link nesta versão digital);  e que referendam  nossas propostas”.  Os  8 representantes presentes da sociedade civil,  detalharam aspectos do documento cognominado APRESENTAÇÃO DOS OITO  PARA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE JOSE GOLDEMBERG sobre a SERRA DO CAFEZAL de 19.08.04, (0,292MB) -DOCUMENTO INTEGRANTE e Essencial parA o  ENTENDIMENTO DESTA ATA- contendo o HisTórico, a Localização, os Traçados , os Impactos,  OS IMPACTOS E A Mobilização da  Sociedade contra estes danos irreversíveis ao Meio Ambiente, as Alternativas da Sociedade Civil e   as  Recomendações da Sociedade Civil para que se evite  DANOs à vida, Derramamento de Cargas Perigosas  ( tóxicas ) na APa da Serra do Mar e Custos de Perícia da CETESB mediante  manutenção  PREVENTIVA adequada da rodovia referente aos 7 ( sete) itens urgencialmente necessÁrios no presente momento, e que pouparão o meio ambiente  do derramamento de cargas tóxicas  e dimunirÃO os custos  da CETESB para periciá-los  etc. A  EXPECTATIVA  dos presentes é  O sucesso da intermediação pelo Secretário-   de Estado do Meio Ambiente Prof. José Goldemberg  , com uma revisão do Estado contra esta posição de intransigência dos órgãos que analisaram os projetos,  o que permitirá um efetivo confronto  com isenção entre as soluções  apresentadas e possibilitará  a implementação seja da Alternativa Locacional do IPT, referendada por ORTIZ  ou da Alternativa Tecnológica, do CBT,  posto que ambas são factíveis  e atendem melhor o verdadeiro  interesse  público, assim como, o sucesso  de uma solicitação do  Secretário-   de Estado do Meio Ambiente Prof. José Goldemberg . para obtermos de  imediato a manutenção  adequada  da Br116, Rodovia Régis Bittencourt, Serra do Cafezal, São Paulo, visando a segurança do transporte de carga e passageiros, de acordo com os 7 itens elencados e descritos. O RESULTADO :  O  Sr.  Secretário-   de Estado do Meio Ambiente Prof.  José Goldemberg , entendeu a importância da questão, a boa fé e a pertinência dos proponentes e suas propostas e se comprometeu buscar uma interlocução considerando os aspectos  ambientais e técnicos  apresentados e portanto fará contatos com o  Ministro do Transportes do Governo do Brasil, para tentar reabrir as discussões sobre as novas alternativas apresentadas nesta reunião, pois entende  importante  o Estado de  São Paulo requerer o reexame do problema pelos seus órgãos técnicos,  à vista do atual e novo conceito de projeto na Serra do Mar,  como o da Nova Imigrantes. Ata redigida em consenso por Pizelli, M;  Toledo, Y. ; Corrêa Pinto, L.  e Ortiz, H.  aos 19 de agosto de 2004. Assinada no original. Revisada  e publicada no site da ACPO por Castelo Branco, J.


Clique aqui para acessar o  ofício encaminhado  ao DNIT solicitando  REPAROS URGENTÍSSIMOS  e manutenção adequada para Rodovia Régis Bittencourt ,  Trecho Serra do Cafezal , encaminhado também à Procuradoria da República em São Paulo, setores de apoio ao direito do consumidor e meio ambiente  (TOMBAMENTO DE CARGAS PERIGOSAS E TÓXICAS em  MANANCIAIS das CABECEIRAS da SERRA SÃO LOURENCINHO/SERRA DO MAR) e  ao  consumidor


 

 Serra do Cafezal - Manancial do Caçador

 


Ação: Terræ - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Publicação: ACPO - Associação de Combate aos Poluentes