VOCÊ SABE QUEM CONTAMINANOU NOSSAS CRIANÇAS?


Rev, Saúde Pública, 27(1):59-67, 1993

Concentrações sangüíneas de metais pesados e praguicidas orgonoclorados
em crianças de 1 a 10 anos

Heavy metal and organochlorine pesticide blood levels in children aged between 1 a 10

Eladio Santos filho*, Rebeca de Souza e Silva**, Heloisa H.C.Barreto***,Odete N.K. Inomata***, Vera R.R. Lemes***, Alice M. Sakuma***, Maria Anita Scorsafava***

SANTOS FILHO, E,et al, concentrações sangüíneas de metais pesados e praguicidas organoclorados em crianças de 1 a 10 anos. Rev Saúde Pública 27:59-67, 1993. Foi realizado estudo em 6 bairros do Município de Cubatão, S.P, Brasil, situados às margens dos principais rios do município, com uma amostragem de 251 crianças de 1 a 10 anos de idade. foram verificadas as concentrações sangüíneas de praguicidas organoclorados em 242 crianças, sendo que 73 crianças (30%) apresentaram concentrações de p-p DDE (x= 0.85 +/- 2.13 mg/l ) e em 47 crianças (19 % ) foi encontrada HCH total (x = 0.28 +/- 0.79 mg/l.). verificou-se também a concentração sangüíneas de chumbo e mercúrio, sendo que se obteve a plumbemia média de 17.8 +/- 5.8 mg/dl, e concentração média de mercúrio de 9.1 +/- 6.4 mg/l. Crianças consumidoras de organismo aquáticos de origem exclusiva dos rios de Cubatão apresentaram teores médios de mercúrio (x = 14.7 +/- 7.1 mg/l) significativamente maiores (p < 0.04) em comparação às crianças não consumidora de organismo aquáticos de qualquer origem (x = 10.0 +/- 6.5 mg/l)

Descritores: Inseticidas organoclorados, sangue. Chumbo, sangue. Mercúrio, sangue. Peixes.

Introdução:
Uma das razões determinantes à decisão de se implantar o maior pólo sidero-petroquimico da América Latina no município de Cubatão, foi a relativa abundância de água de boa qualidade proveniente das bacias hidrográficas do rio Cubatão e seus afluentes. Esses rios nascem na serra do mar em região de florestas e “cortam” a zona industrial do município recebendo todas as descargas de esgotos domésticos e das industrias. Recebem também as descargas dos canais 1 e 2 da Usina Hidroelétrica Henry Borden, com águas procedentes do sistema Alto Tietê, através do reservatório Billings que constitui o corpo receptor de grande parte dos dejetos domésticos e industrias da Grande São Paulo. O rio Cubatão é um importante manancial utilizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), para o abastecimento público de 5 municípios da região, fornecendo água tratada a aproximadamente, um milhão de habitantes. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) procede, através de 5 estações de coleta, ao monitoramento de alguns parâmetros físico-químicos das águas do rio Cubatão. De acordo com os dados públicados pela CETESB, até julho de 1984 eram despejados no rio Cubatão 64 toneladas/dia de poluentes, sendo que devido ao programa de controle ambiental, implantado a partir desse ano, verificou-se a redução total de 93.8% desses poluentes assim distribuídos: 93% de redução de DBO, 90% de cargas de resíduos sólidos, 97% dos metais pesados, 80% dos fenóis e 96% dos fluoretos.
Um dos reflexos da redução dessa carga poluidora foi o reaparecimento dos peixes a partir de 1988. Desde então, esses peixes e outros organismos dos rios de Cubatão, vêm sendo consumidos pela população. Estudo de contaminações das biotas aquáticas dos rios de Cubatão, realizados pela CETESB, demonstraram que os peixes desses rios estão impróprios ao consumo humano devido aos altos teores de contaminantes apresentados, a saber: 50% das amostras de musculaturas (parte comestível) apresentaram teores de chumbo acima dos limites permissíveis de 0.5 µg/g e 5,6% das amostras ultrapassaram os limites permissíveis de 0.5 µg/g para o mercúrio. A maior concentração de mercúrio encontrada em musculaturas de peixes pesquisado foi de 0.9 µg/g. Foram detectadas também hexaclorociclohexano (HCH) e hexaclorobenzeno (HCB) em 46% e 74.7% das amostras de musculaturas analisadas respectivamente. A maior concentração de HCH encontrada foi de 0.05 µg/g e de HCB foi de 0.02 µg/g. Em função desses achados, foi realizada a presente pesquisa, em crianças de 1 a 10 anos de idade residentes às margens dos rios de Cubatão, com o objetivo de conhecer nessa população as concentrações sangüíneas de chumbo, mercúrio, e de praguicidas organoclorados, a saber: Hexaclorociclohexano (HCH total, somatória de alfa HCH, beta- HCH e gama HCH) Heptaclor, Heptaclorepoxi, Dieldrin, Endrin, DDT ( isômeros o-pDDT e p-pDDT e metabólitos p-pDDD e p-pDDE), Mirex e Hexaclorobenzeno (HCB).
* Secretária de Estado de Cubatão – São Paulo (Brasil) / ** Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo- São Paulo (Brasil) / *** Instituto Adolfo Lutz São Paulo –(Brasil) - Edição subvencionada pela FAPESP. Processo Medicina 93/0208-5

(SÍNTESE / Cópia do documento na integra disponível na ACPO)